domingo, 22 de novembro de 2009

MATANÇA DO PORCO




O M., o irmão e o meu sogro há já alguns tempos que andavam a falar nisto, até que este fim-de-semana aconteceu mesmo: uma matança do porco à moda antiga.


O programa foi ditado pela minha sogra:

Na Sexta o objectivo era matar a porca e prepará-la. Tarefa dificil foi apanhá-la - três longas horas foi o tempo que o M., o meu sogro e o Sr. C. demoraram para apanhá-la. Fartei-me de gozar com eles he he!!. Depois seguiu-se todo o ritual de preaparação da "bicha". As mulheres ficaram encarregues de amassar e cozer o pão e a broa que iria acompanhar o bacalhau do jantar.

Sábado era um dia muito cheio, havia muita coisa a fazer. O M. levantou-se às 8:30 para ir com o tio fazer uma salgadeira de madeira que iria servir para os 2 presuntos que queriam fazer, já que a porca era de raça preta (apesar de se ver branco na imagem. Eu propria não sabia que o porco preto no fim de chamuscado e raspado ficava branco). Os restantes homens cortavam a porca, e as mulheres faziam as morcelas. Entretanto chegou o almoço, cacholeira feita ao lume com batata cozida. Os meus pais entretanto chegaram e... tudo à mesa. A tarde foi para preparar a carne para as chouriças. Cortadas pelas mulheres e temperadas pelo M. e pelo irmão. Fizeram 3 tipos de temperos para chouriças: à portuguesa, à portuguesa de cebola e à espanhola.

Aproximou-se o jantar e mais visitas apareceram, os amigos das autocaravanas F. e I. e o meu irmão P. e cunhada B.. O menu era couves e batatas cozidas na panela de ferro de 3 pés, com ossos cozidos, e filhoses com cafe prá sobremesa, que já é especialidade da sogra e da I..

Domingo apenas estava reservado ao almoço e a arrumar a tralha toda da adega do meu sogro, que segundo ele já não via lá ser feito um petisco há anos. O almoço foi fritada com batata cozida e desta vez a companhia "suplementar" foram os sogros do meu cunhado.

Adorei, foi um fim-de-semana caseiro cheio de tradição na companhia da familia e amigos. Agora só falta 4ª feira encher as chouriças e pendurá-las na chaminé.

Sem comentários:

Enviar um comentário